Home       |       Sobre Mim       |       A Clínica       |       Tratamentos       |       Dicas       |       Reabilitação  Digital       |       Fale Conosco
 

Dicas

Como Escovar os dentes corretamentes

Esta inovadora prótese patenteada serve como uma opção a curto e longo prazo para garantir um sorriso natural a todos os pacientes.
Dicas de higiêne bucal para o dia-a-dia.

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não sabem como escovar corretamente os dentes.

Esse dado foi constatado em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que revelou que 58% dos brasileiros não escovam os dentes de forma correta. Escovar os dentes após cada refeição é fundamental para manter a boa saúde bucal, pois evita que as bactérias se proliferem e originem a cárie. Algumas pessoas não escovam direito os dentes durante o dia porque trabalham na rua, vivem correndo ou simplesmente têm preguiça.

A higienização fica muito focada nos dentes, mas é preciso lembrar que a língua e as bochechas sem limpeza são grandes multiplicadoras de bactérias e propiciam o aparecimento de cáries e mau hálito, portanto devem ser escovadas também. Uma escovação adequada deve durar de 5 a 8 minutos.
Materiais necessários para escovar os dentes.

Escova - prefira uma pequena, com cerdas macias, para alcançar todos os dentes do fundo. As elétricas devem ser destinadas às pessoas com dificuldades motoras. Após o uso, a escova deve ser lavada em água corrente e guardada numa caixinha apropriada. A recomendação é que ela seja trocada, no mínimo, a cada 2 meses.

Pasta - funciona como um "sabão", o sabor e a marca ficam a seu critério.

Fio dental – essencial para remover restos de alimentos dos lugares onde a escova não chega. A diferença entre a fita dental e o fio é a espessura: a fita é mais fina e é recomendada para quem tem dentes mais juntinhos.

O enxaguatório bucal só deve ser usado com recomendação do dentista.


Como passar o fio dental corretamente

O fio dental é o mais importante coadjuvante da escovação, porém muitas vezes é deixado de lado, ou usado de uma forma incorreta. De maneira geral, a escova dentária não tem acesso ao espaço interproximal. O fio, através da fricção, consegue uma efetiva remoção da placa no espaço interproximal.

Dicas de como passar o fio dental corretamente para ter um sorriso perfeito

Ele deve atuar direto sobre a superfície dental alcançando inclusive áreas subgengivais. Além disso os movimentos de fricção devem ser da parte de trás para a parte da frente, retirando sempre o fio de cima para baixo. Usar o fio dental antes ou depois, isso tanto faz, o importante é não deixar de usar.

Pequenas dicas de como utilizar o fio dental corretamente:

Quando utilizar - pesquisas comprovam que apenas 10 a 15% da população brasileira utilizam o fio dental com frequência. O uso do fio dental é tão importante quanto a escovação após as refeições, mas principalmente à noite já que a salivação que protege os dentes contra as bactérias diminui substancialmente.

Antes ou Depois - apesar de não ter tanta diferença, dê preferência para o uso do fio dental antes da escovação habitual. Com isto a escova poderá remover alguns restos de alimentos que poderão ficar grudados nos dentes.

Como passar o fio dental – evite movimentos de vai e vem que machucam a gengiva. Segure com os dedos indicadores e polegares abraçando-os, e faça movimentos com você estivesse "engraxando" seus dentes.

Frente da televisão – jamais passe seu fio dental na frente da televisão e sim na frente de um espelho. Movimentos distraídos fazem com que as pessoas se machuquem e não acabam por fim executando a técnica corretamente.