Home       |       Sobre Mim       |       A Clínica       |       Tratamentos       |       Dicas       |       Reabilitação  Digital       |       Fale Conosco
 

Dicas

Como Escovar os dentes corretamentes

Esta inovadora prótese patenteada serve como uma opção a curto e longo prazo para garantir um sorriso natural a todos os pacientes.
Dicas de higiêne bucal para o dia-a-dia.

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas n√£o sabem como escovar corretamente os dentes.

Esse dado foi constatado em pesquisa realizada pelo Minist√©rio da Sa√ļde que revelou que 58% dos brasileiros n√£o escovam os dentes de forma correta. Escovar os dentes ap√≥s cada refei√ß√£o √© fundamental para manter a boa sa√ļde bucal, pois evita que as bact√©rias se proliferem e originem a c√°rie. Algumas pessoas n√£o escovam direito os dentes durante o dia porque trabalham na rua, vivem correndo ou simplesmente t√™m pregui√ßa.

A higienização fica muito focada nos dentes, mas é preciso lembrar que a língua e as bochechas sem limpeza são grandes multiplicadoras de bactérias e propiciam o aparecimento de cáries e mau hálito, portanto devem ser escovadas também. Uma escovação adequada deve durar de 5 a 8 minutos.
Materiais necess√°rios para escovar os dentes.

Escova - prefira uma pequena, com cerdas macias, para alcançar todos os dentes do fundo. As elétricas devem ser destinadas às pessoas com dificuldades motoras. Após o uso, a escova deve ser lavada em água corrente e guardada numa caixinha apropriada. A recomendação é que ela seja trocada, no mínimo, a cada 2 meses.

Pasta - funciona como um "sabão", o sabor e a marca ficam a seu critério.

Fio dental ‚Äď essencial para remover restos de alimentos dos lugares onde a escova n√£o chega. A diferen√ßa entre a fita dental e o fio √© a espessura: a fita √© mais fina e √© recomendada para quem tem dentes mais juntinhos.

O enxaguatório bucal só deve ser usado com recomendação do dentista.


Como passar o fio dental corretamente

O fio dental é o mais importante coadjuvante da escovação, porém muitas vezes é deixado de lado, ou usado de uma forma incorreta. De maneira geral, a escova dentária não tem acesso ao espaço interproximal. O fio, através da fricção, consegue uma efetiva remoção da placa no espaço interproximal.

Dicas de como passar o fio dental corretamente para ter um sorriso perfeito

Ele deve atuar direto sobre a superfície dental alcançando inclusive áreas subgengivais. Além disso os movimentos de fricção devem ser da parte de trás para a parte da frente, retirando sempre o fio de cima para baixo. Usar o fio dental antes ou depois, isso tanto faz, o importante é não deixar de usar.

Pequenas dicas de como utilizar o fio dental corretamente:

Quando utilizar - pesquisas comprovam que apenas 10 a 15% da popula√ß√£o brasileira utilizam o fio dental com frequ√™ncia. O uso do fio dental √© t√£o importante quanto a escova√ß√£o ap√≥s as refei√ß√Ķes, mas principalmente √† noite j√° que a saliva√ß√£o que protege os dentes contra as bact√©rias diminui substancialmente.

Antes ou Depois - apesar de não ter tanta diferença, dê preferência para o uso do fio dental antes da escovação habitual. Com isto a escova poderá remover alguns restos de alimentos que poderão ficar grudados nos dentes.

Como passar o fio dental ‚Äď evite movimentos de vai e vem que machucam a gengiva. Segure com os dedos indicadores e polegares abra√ßando-os, e fa√ßa movimentos com voc√™ estivesse "engraxando" seus dentes.

Frente da televis√£o ‚Äď jamais passe seu fio dental na frente da televis√£o e sim na frente de um espelho. Movimentos distra√≠dos fazem com que as pessoas se machuquem e n√£o acabam por fim executando a t√©cnica corretamente.